A CRISE NO CENTRO DE SAÚDE EM 1949 - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

26 de nov. de 2024

A CRISE NO CENTRO DE SAÚDE EM 1949


A foto acima não foi veiculada pelo CL, na edição em que este semanário tratou das dificuldades do Centro de Saúde, em matéria publicada na primeira página do número 1.692, de 21 de agosto de 1949.

O Centro de Saúde está precisando de auxílio da Prefeitura/Um projeto que autoriza o Executivo a fazer obras anexas a esse hospital estadual.

Com este título duplo o CL deu a seus leitores ciência da real situação do Centro de Saúde, no texto cuja íntegra é reproduzida a seguir:

“Adianta-se que o Governo fluminense, em face da crise financeira por que vem passando, não tem podido manter em todo o território do Estado, em condições normais e eficientes, os serviços de saúde pública, pois as repartições subordinadas à Secretaria de Saúde ora necessitam de ser ampliadas, ora carecem tanto de pessoal como de material, a fim de atender satisfatoriamente as populações desprovidas de recursos.

Há pouco foi o vereador Luiz Guimarães, antigo médico do Distrito Sanitário VI, que abordou o problema da tribuna da Câmara Municipal, apontando as dificuldades em que se encontra o Centro de Saúde local para assistir todos aqueles que diariamente lá comparecem, pois os recursos que lhe fornece o Estado são demorados e deficientes. E disso dá prova evidente um dos serviços principais do Centro de Saúde, o que se relaciona com a Higiene Infantil, que de modo algum vem funcionando como era de se esperar, tal a relevância de sua finalidade: a de responder pela saúde perfeita da criança nos seus primeiros anos de vida.

Ainda acentuou o Dr. Luiz Guimarães a falta absoluta, neste Município, de um serviço de preservação do bacilo de Hansen, levando-se em conta o número de casos que as autoridades sanitárias já têm constatado aqui. Tratando-se de casos de emergência, sem que o Governo esteja em condições de resolvê-los com a devida urgência, o citado vereador apresentou na Câmara um projeto que autoriza o Chefe do Executivo a fazer obras no Centro de Saúde local, isto é, a construir, anexo a esse hospital estadual, um laboratório destinado ao Serviço de Profilaxia e Tratamento da Lepra, assim como ampliar o Serviço de Higiene Infantil já existente”.

(Foto do arquivo de Ney Alberto)