TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

11 de nov. de 2024

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Votação histórica
Se os 74,77% dos votos válidos atingidos por Dudu Reina na eleição do primeiro turno de Nova Iguaçu foi expressiva e maior da história, ela agora deve ser recalculada e vista como um recorde ainda maior. É que a Justiça Eleitoral anulou a votação do candidato Clébio Jacaré (União Brasil), que tinha atingido 14,38% dos votos contabilizados. Com essa decisão, Dudu aumenta o seu percentual e atinge quase 90% dos votos válidos, algo não só histórico, como acachapante. Para a história da política, Dudu se consagra como o prefeito que teve a maior votação, através do voto democrático, em todos os tempos. Marca que poderá perdurar por décadas e décadas.

Museu do 2º Ofício
Dia 19, às 17h, será inaugurado o Museu Histórico do Cartório do 2º Ofício de Justiça de Nova Iguaçu, situado à Travessa Quaresma, nº 68, no Centro, e dedicado à memória jurídica e desenvolvimentista da cidade. O Cartório do 2º Ofício foi instituído no mesmo dia e ano que o da fundação da então Vila de Iguassú, em 15 de janeiro de 1833. Tive a honra de visitar o trabalho de restauro dos livros de registros em companhia do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu (IHGNI), Dr. José Luiz Teixeira. O Dr. Gilson Carlos Sant´Anna, responsável pelo Cartório, foi quem tomou essa iniciativa merecedora louvores.

Espetacular
Estive esta semana, a convite do secretário municipal de Cultura de Nova Iguaçu, Marcus Monteiro, no Parque Histórico de Iguassú Velha. Os trabalhos realizados ali dão uma dimensão da grandeza do que está por vir e do que foi a sede da Vila de Iguassú. O Parque Histórico de Iguassú Velha, com o que está sendo construído, vai atrair pessoas de várias regiões do Estado e fora dele. Nova Iguaçu precisa criar um Programa Municipal de Turismo urgente, pois ali é o chamativo para a vinda de turistas, pertinho de Tinguá. Reafirmo: Urge discutir o Turismo pelo que está por vir.

Interessante
Há um material que foi publicado para o centenário de Nova Iguaçu intitulado: “Galeria Fluminense – Iguassuanos Illustres”, de autoria de Américo Vespúcio de Barros Souza e Mello, que foi vereador na cidade na virada da década de 20 e 30 do século passado. Por anos andei procurando saber detalhes de onde teria sido feito este material e não é que descobri que ele foi “rodado” na gráfica da oficina do Correio da Lavoura. Pesquisei em diversos lugares para saber detalhes da publicação deste material, mas foi em um livro publicado em 1971 que achei a resposta.

Por falar nisso…
Trabalhando no Centro de Cultura, Pesquisas, Memória e Documentação Histórica Mario Marques, da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, realizei um trabalho de expor três minibiografias que estão lá arquivadas. Escolhi três personagens emblemáticos para a história do Município para confeccionar as minibiografias. Uma delas é o Ignácio Antônio de Souza Amaral (Barão do Guandu), primeiro presidente da Câmara. A outra é a do Comendador Soares e a terceira a de Carmelita Brasil.

Sentimento de pertencimento
Dia 15 de janeiro, quando Nova Iguaçu completa 192 anos, a cidade poderá ter uma prova do quanto Dudu Reina, prefeito eleito que tomará posse dia 1º, preza em difundir a história da cidade. Tem sido pensado um ato de celebração diferente dos anos anteriores. Mais que uma forma de Dudu deixar a marca do seu governo, logo nos primeiros dias de sua gestão, tal iniciativa vai atrair muita gente interessada em conhecer, entre outras coisas, os personagens importantes do longínquo 15 de janeiro 1833.

Maratona puxada
Quarta-feira passada, dia 6, completou um mês da vitória consagradora de Dudu Reina (PP) como prefeito de Nova Iguaçu. Olhando para esse período recente da sua vitória, Dudu tirou poucos dias de descanso ao lado da família e voltou para colocar a mão na massa. Assumiu a Prefeitura para o Rogerio Lisboa tirar licença. O moço vem dando expediente no Poder Executivo sem deixar de olhar para as suas responsabilidades no Poder Legislativo, que cessam apenas em dezembro. A maratona que Dudu se entregou nesses dias foi puxada.