TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

26 de nov. de 2024

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Juntos pelo futuro
André Ceciliano, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, foi o anfitrião no 1º Encontro Regional de Gestores Municipais Eleitos e Reeleitos, promovido junto com a Caixa Econômica Federal, na última quinta-feira (21). Quem esteve presente no encontro foi o prefeito eleito Dudu Reina e a sua vice, Dra. Roberta. Ex-presidente da Alerj, André Ceciliano é um amigo de Nova Iguaçu e seu filho e deputado estadual, Andrezinho Ceciliano (PT), foi eleito prefeito de Paracambi.

Às vésperas da formação
Nos próximos dias, até janeiro de 2025, a expectativa política na cidade é de como será a composição do governo do prefeito eleito Dudu Reina (PP). A ocupação dos cargos estratégicos dará um mosaico da instalação dos grupos políticos na formação do bloco vitorioso em 2024.

Cotadíssimo
Um dos nomes mais cogitados para ocupar um cargo no primeiro escalão é o do Dr. João Bosco Filho, Procurador-Chefe da Câmara e pessoa de extrema confiança de Dudu. Competência, confiança e proximidade são características que são levadas em conta.

Cotadíssima
Dra. Roberta, vice-prefeita eleita na chapa de Dudu Reina, vem demonstrando uma proximidade muito grande com as atividades voltada para o empoderamento feminino. Essa deverá ser uma das áreas de sua atuação.

Marca própria
Dudu Reina vai imprimir a marca da gestão, independente dos grupos formados na base da administração. São naturais as alianças. Elas garantem mais do que a governabilidade. Parceiros em legislativos, tanto no estadual quanto no federal, permitem a captação de recursos e recebimento de emendas defendidas para os governos. Esses parceiros também abrem portas em ministérios e secretarias, além de dialogarem com as suas bases na Câmara. Aliás, acredito até que o Dudu terá, nos seus primeiros dias empossado como prefeito, terá uma uma nova rodada na agenda de visitas ao Congresso e à Assembleia.

Vocação cultural
Em pouco tempo de gestão, o ex-prefeito Mario Marques deixou uma marca de gestor ao investir na Cultura, deixando como um dos seus legados a Casa de Cultura que hoje leva o seu nome (lei de autoria de Dudu Reina). Se isso não revela, ao menos indica que o olhar de Dudu Reina para o setor cultural também terá uma peculiaridade diferenciada. Foi ele quem criou o Centro de Cultura, Pesquisas, Memória e Documentação Histórica da Câmara. A promoção da história de Nova Iguaçu e de seus personagens deve ser um dos focos da sua gestão.

Integração
O desafio que Dudu Reina encontrará para integrar as forças políticas no andamento da máquina administrativa. A integração, no meu ponto de vista, será um diferencial importante para que o processo administrativo não seja ofuscado, mais adiante, pelo processo eleitoral. Integração é política de governo e política de governo é diretamente vinculada ao Gabinete do Prefeito.