Análise, que posiciona universidade entre as melhores do país,
considerou corpo docente, infraestrutura e qualidade pedagógica do curso
A Faculdade de Medicina da UNIG, em Itaperuna, acaba de alcançar a nota máxima (5) na avaliação de Renovação de Reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Este resultado não apenas destaca a instituição entre as melhores do país, mas também reforça o compromisso da UNIG com a formação de médicos altamente capacitados e éticos, agora com chancela oficia.
O reitor da Unig, Marcelo Rosa, explica que a avaliação de Renovação de Reconhecimento tem um peso mais significativo do que a pontuação de quando o curso é lançado, quando basicamente o corpo docente e a infraestrutura são avaliadas. Nesta nova avaliação, o MEC faz uma análise mais abrangente, em que se considera, de fato, a qualidade da formação ofertada. As faculdades de Medicina da Unig, tanto no campus de Nova Iguaçu quando no de Itaperuna, já formaram cerca de oito mil médicos.
“Essa avaliação comprova o compromisso e o respeito com todo o corpo docente e discente da universidade. Ela estabelece que, além de atender plenamente às Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso oferece formação geral, humanista e ética para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde. Os estudantes são preparados para ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos campos individual e coletivo, sempre com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania e dignidade humana”, explica o reitor da Unig.
O conceito 5 do MEC foi conquistado após uma análise criteriosa que considerou a qualificação do corpo docente, a infraestrutura moderna e tecnológica e a proposta pedagógica inovadora. Entre os diferenciais do curso, destacam-se os laboratórios de práticas simuladas e os campos de práticas reais. Desde o primeiro período, os alunos desenvolvem atividades práticas em ambientes reais, da atenção primária até as atividades no internato de um hospital de alta complexidade.
Nos últimos anos, a Unig tem apostado em melhorias pedagógicas e físicas, aliando tradição e inovação. Os alunos de Medicina da universidade se preparam para os desafios da profissão acesso a recursos avançados, como laboratórios de simulação de emergências e cirurgias, e modernos sistemas audiovisuais. A estrutura proporciona uma experiência educacional que alia teoria e prática desde o ciclo básico até as práticas clínicas e diagnósticas.
A conquista da nota máxima reafirma o impacto regional da instituição, que atrai estudantes de todo o Brasil e contribui diretamente para a saúde pública por meio de atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A avaliação do MEC reconhece não apenas a excelência acadêmica da UNIG, mas também sua relevância social, formando médicos preparados para liderar e transformar a saúde no país.