A Câmara Municipal de Nova Iguaçu foi o local escolhido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro para realizar a diplomação do prefeito Dudu Reina, da vice-prefeita Dra. Roberta e dos 23 vereadores eleitos na eleição deste ano. A cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira (19). Como disse o prefeito Dudu Reina, “a cidade de Nova Iguaçu deu um show de democracia este ano. Pela primeira vez na história do Brasil, uma Câmara reelege todos os vereadores, e um se torna prefeito. As urnas nos mostraram que Executivo e o Legislativo estão no caminho certo”, afirmou. O juiz Gustavo Quintanilha Teles, da 156ª Junta Eleitoral, presidiu a solenidade.
Dudu, que até 31 de dezembro continua presidente da Casa, assume a Prefeitura no dia 1º de janeiro de 2025. Eleito com a maior votação da história do Município, com 74,77% dos votos válidos, ele tem 44 anos, é casado com Camila Reina e pai da jovem Gabriela. Sob sua administração, a Câmara Municipal realizou muitos avanços: pagamento integral de uma dívida de aluguel que já se arrastava por mais de 14 anos, reformas que permitiram o cumprimento da acessibilidade, realização de concurso público, treinamento contínuo dos servidores, aperfeiçoamento do site, adequando as informações do Portal da Transparência, entre outros. Como ele sempre faz questão de dizer, “tudo só foi possível com a união dos 11 vereadores”.
A Casa teve um aumento de 12 cadeiras, e passa a contar com 23 parlamentares. Segundo Dudu Reina era preciso garantir a representatividade de uma região como Nova Iguaçu, com quase 1 milhão de habitantes. A posse dos eleitos acontece no dia 1º em local e horário a ser divulgado.
Várias autoridades prestigiaram a solenidade, como a deputada federal Rosângela Gomes (secretária estadual de Assistência Social), os deputados estaduais Felipinho Ravis, Carlinhos BNH e Delegado Carlos Augusto, e o presidente eleito da OAB/Nova Iguaçu, Antônio de Pádua.
Relação dos vereadores eleitos, pelo nome político, partido e na ordem de diplomação:
- Vaguinho Neguinho (PRD);
- Dr. Marcio Guerreiro (PP);
- Alcemir Gomes (Solidariedade);
- Rogerio do Pneu (Republicanos);