Por Almeida dos Santos
Logo nos primeiros dias de administração do governo Dudu Reina será possível ver o seu apreço pela história e pela memória referente à origem da cidade, quando Iguassú foi elevada à categoria de Vila, em 1833, assim como quando extinta, posteriormente, e depois, recategorizada. A pedido do Dudu, personagens serão apresentados ao público com um pouco mais de detalhe. Em termos de marca, simbolicamente a exposição é um olhar para nomes que deveriam, e quem sabe serão, tombados como patrimônios da cidade.
Nada consta
Por falar em Dudu, antes de deixar o cargo de presidente da Câmara para assumir o cargo de prefeito de Nova Iguaçu, ele quitou, em novembro, os aluguéis atrasados do imóvel, algo que remonta quase duas décadas. Em janeiro de 2021, quando assumiu a presidência do Poder Legislativo, chegou a ser notificado pela Justiça por causa das dívidas nos aluguéis. Mas, por meio da Procuradoria da Câmara, foi iniciada uma negociação dos atrasados e o acordo foi quitado na última semana de novembro, um mês antes do previsto. Sendo assim, nada consta em dívidas, algo que se arrastava há mais de 16 anos.
Nada consta II
Parando para pensar bem, cada ano do Dudu na presidência da Câmara, referente aos aluguéis, representavam cinco anos. Um do ano corrente e quatro dos atrasados. E olha que o moço também atendeu as determinações do Ministério Público e fez o concurso da Câmara.
Curiosos
Alguns servidores da Prefeitura de Nova Iguaçu andam curiosos para saberem os nomes que farão parte do primeiro escalão da administração que se instala em janeiro. Eu, particularmente, acredito que terá mudanças. E mesmo com as mudanças não haverá “traumas”. Ou melhor: rupturas.
Vitória
Dr. Antônio de Pádua será o novo presidente da OAB 1ª subseção Nova Iguaçu/Mesquita. Ele venceu com 1.159 votos; Dr. Hilário Franklin, obteve 558 votos.
Pé-de-coelho
O Procurador-Chefe da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dr. João Bosco, fecha o ano com o título de “pé de coelho eleitoral”. Ajudou na vitória de Dudu Reina para prefeito de Nova Iguaçu e ajudou Dr. Antônio de Pádua na vitória da OAB.
Tudo preparado
O plenário da Câmara Municipal de Nova Iguaçu já conta com o número de mesas para serem ocupadas pelos 23 vereadores eleitos este ano. É bom lembrar que o número de edis aumentou na representação na Casa, passando de 11 para 23.
Férias não é aposentaria
O que mais se aposta é que o prefeito Rogerio Lisboa, após deixar o governo, deverá tirar férias, mas não se aposentar. Com a eleição de Dudu para prefeito, sob a maestria de Lisboa, tudo indica que seu nome continua (ou aumentou) em alta na política fluminense. Falar em candidatura dele, agora, é um pouco precoce, mas não é cedo para dizer que sua influência aumentou para 2026.