Por Almeida dos Santos
Olhando para as cidades da Baixada Fluminense e seus governantes a partir de 2025, somente dois têm 50 anos completos. São eles: Glauco Kaizer (Queimados) e Léo Vieira (São João de Meriti). Márcio Canella (Belford Roxo), tem 47 anos. Marotto Miranda (Mesquita) nasceu em 1997 e é o caçula. Renato Cozzolino (Magé) nasceu em 1991. Dudu Reina (Nova Iguaçu) e Fernanda Ontiveros (Japeri) nasceram em 1980, mesmo ano que nasceu Abraãozinho (Nilópolis). Professor Lucas (Seropédica) nasceu em 1981 e, em Itaguaí, Rubão que nasceu em 1982. Marina Rocha (Guapimirim) nasceu em 1989. Netinho Reis (Duque de Caxias) em 1993. Andrezinho Ceciliano (Paracambi) nasceu em 1998. Grande parte desse grupo não completou 50 e tem muito pela frente.
Equipe de transição técnica
Esta semana o futuro prefeito de Nova Iguaçu, Dudu Reina, indicou os nomes que farão a transição de governo. São eles: Marco Antônio Barros Dias Júnior, Evandro Gonçalves de Almeida, João Bosco Won Held Gonçalves de Freitas Filho (foto), Carlos Rafael Drummond Alvarez, Carlos Henrique Barreto Duarte Farias, Pamella Cunha de Oliveira, Peterson da Silva Cabral, Pedro Alves Ogg dos Santos e Wallace de Lima de Moura. Grande parte dos membros está vinculada à Procuradoria da Câmara.
Equipe de transição técnica II
Dr. João Bosco, procurador-chefe da Câmara, é quem vai cuidar dos dados obtidos. Vale ressaltar que, conforme esta coluna já escreveu, Dr. João é o nome cotado para assumir a Procuradoria-Geral do Município e parte da equipe de transição é vinculada à Procuradoria da Câmara, o que demonstra uma atenção às questões relativas à área.
Órgão importante
Dudu Reina deverá reformular estruturas da administração sem aumentar as despesas com a folha. Um dos órgãos que deve ser criado é a Secretaria da Mulher, pasta cotada para ser comandada pela vice-prefeita Dr. Roberta Teixeira. Outros órgãos podem surgir, mas sem aumento de despesas.
Festa de aniversário
Em 15 de janeiro o município de Nova Iguaçu completa 192 anos. Marcos Monteiro (secretário de Cultura) da Prefeitura de Nova Iguaçu, é quem está cuidando dos preparativos que, além de show, terá uma exposição com personagens ligados à memória da cidade. A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) é outro órgão do governo que está nos preparativos das festividades.
Núcleo de gabinete
Acredito que Dudu Reina terá em seu núcleo de seu gabinete pessoas capazes de exercerem funções administrativas e políticas, com missões delegadas por ele. Serão aquelas que irão colaborar com a integração do governo na parte administrativa. Considerando que as questões políticas, será o próprio Dudu que vai tratar pessoalmente. É óbvio que o prefeito que se despede, Rogerio Lisboa, informalmente será o seu maior conselheiro. Há também duas pessoas que durante quatro anos foram importantes na organização da agenda política do futuro prefeito e deverão ficar próximos de Dudu Reina na Prefeitura. São eles: Alan Dias e Kleuber Gabriel.
Pois, é…
Depois das eleições, alguns candidatos majoritários sumiram. Sumiram até os apoiadores de fora. É, né!