TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

26 de dez. de 2024

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Fato histórico


Rogerio Lisboa se despede deste mandato à frente do comando da Prefeitura com façanha de ter sido prefeito em dois mandatos e figura central na transferência de votos para a vitória do seu aliado, Dudu Reina, para o cargo de prefeito. Lisboa carrega no currículo, além desses feitos, a passagem pelos cargos de deputado estadual e deputado federal, sem contar que o início da sua carreira pública foi de secretário municipal de Obras e, na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, também exerceu mandatos. Pai e avô, não foi para nenhum dos seus familiares direto que Rogerio Lisboa deixou o seu patrimônio eleitoral e político. Dudu Reina quem herdou a confiança na indicação política mais importante para a sucessão. Portanto, não acredito que é o fim da carreira do prefeito que se despede. Mas o início de uma movimentação que o credencia a disputar cargos mais altos. Sejam eles eletivos ou mesmo eleitoral. Mas esse é um assunto que é cedo para ser trabalhado.

Vai precisar de integração
Com a existência de grupos políticos na base do governo, a integração das ações administrativas não podem ser afetadas pelos interesses eleitorais particulares de cada grupo instalado na administração. A preocupação eleitoral para 2026 não pode se sobrepor ou comprometer, sendo a principal causa afetar o andamento da máquina no seu conjunto. Sempre preguei a existência de um órgão de integração governamental para, justamente, não só integrar as ações públicas, mas para evitar que as influências sobre as pastas, que são legítimas, não afastem uns órgãos dos outros. O governo é um, pese que tenha muita gente de peso no apoio dele.

Integração é fundamental
Sabemos que a articulação política é algo que deve ser feito pelo gabinete do prefeito, na figura do gestor maior da administração municipal. Houve uma época em que Nova Iguaçu, na gestão de Lindbergh Farias, foi experimentado uma Secretaria de Articulação Política, que na verdade não desempenhava este papel e serviu mais para dividir do que agregar os grupos. É que neste caso, a Articulação Política ficou focada apenas na política e não na gestão. Um órgão de integração governamental se distancia da política e se aproxima da gestão. Essa é a diferença crucial! Integração é buscar a unidade dos interesses dos grupos na figura maior do governo. Na política, em uma administração pública, as diferenças políticas internas podem desalinhar a gestão no conjunto. Forças políticas se não estiverem alinhadas, viram atritos internos e travam a máquina.

Diplomação
Na última quinta-feira, dia 19, foram diplomados os 23 novos vereadores que exercerão os seus mandatos de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2028. Maurício Morais é o vereador com o maior número de mandatos. Rogerio do Pneu nasceu em 1949 e é o com mais idade entre os novos representantes da população. Ele é pai do deputado federal Juninho do Pneu.

Presidência
Passada a diplomação, agora os vereadores precisam se articular para ver quem será o novo presidente da Câmara. Repito mais uma vez que acredito que o escolhido sairá do bloco dos 10 vereadores que foram reeleitos.

Até 2025
Esta é a minha última coluna do ano. Desejo a todos os leitores um Feliz Natal e um próspero 2025. Para a cidade, desejo que o início do novo ciclo que se inicia possa trazer igualmente a prosperidade para seu povo.