Intervenção faz parte das etapas de construção da ETA Xerém, em Duque de Caxias
A Cedae vai realizar, das 6 às 18h desta sexta-feira (17), mais uma etapa da construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Xerém, em Duque de Caxias. Para executar o serviço, será preciso paralisar temporariamente a operação do subsistema Xerém, que integra o sistema Acari.
A produção de água será retomada logo após a conclusão da obra. A concessionária Águas do Rio, responsável pela distribuição de água no município, foi comunicada e poderá informar as localidades afetadas.
SOBRE A ETA XERÉM
A ETA Xerém vai reforçar o abastecimento de cerca de 450 mil moradores da localidade e dos bairros de Santa Cruz da Serra, Imbariê e áreas adjacentes. Com vazão de 1,3 mil litros por segundo, a nova estação será a maior do Brasil – e a primeira do Estado do Rio - com ultrafiltração, um sistema moderno e com capacidade de filtragem mais avançada, capaz de remover até partículas microscópicas.
Com previsão de conclusão em 2025, o sistema receberá investimentos totais de mais de R$ 200 milhões. Além da ETA, as obras incluem a implantação de 7 mil metros de adutora de água bruta e mais de 800 metros de adutora de água tratada.