(Fotos: Gilberto Rocha) |
A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal, realizou na última quarta-feira (15) uma visita técnica na Estação de Transferência de Resíduos (ETR) no bairro Venda Velha. O objetivo da visitação foi avaliar a estrutura física e operacional do complexo para implantar um novo modelo sustentável na cidade.
Uma comitiva formada pelo secretário municipal da pasta, Antonio Marcos Barreto, o subsecretariado e a equipe técnica, percorreu as instalações da estação que recebe todo o tipo de resíduo recolhido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Em apenas 10 dias, mais de 5 mil toneladas de lixo e entulho foram retiradas das ruas de Meriti, e um dos destinos desse lixo é a ETR de Venda Velha.
O secretário municipal de Ambiente, Antonio Marcos Barreto, pontuou sobre a visita técnica. “Neste primeiro momento estamos na fase inicial de avaliar o que temos em campo, sabendo que a Prefeitura está fazendo o melhor dentro da situação atual da cidade. Precisamos transformar o cenário de coleta e transferência desses resíduos para que sejam mais eficientes, com a possibilidade de também serem rentáveis”, ressaltou. “Vamos iniciar os estudos para construção de um programa de referência e aproveitar este grande complexo na promoção da economia circular (redução de recursos naturais e impactos ambientais), coleta seletiva, criação de cooperativas de catadores e muito mais. Tudo isso com foco na qualidade ambiental, no cumprimento da política nacional de resíduos sólidos como preconiza a Lei nº 12.305/2010, criando o programa de gestão integrada municipal de resíduos e implementando reciclagens dos resíduos da construção civil (entulho) fomentando assim grandes campanhas de educação ambiental melhorando a vida dos meritienses”, concluiu Antonio Marcos Barreto.