TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

13 de jan. de 2025

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Exposição
Na segunda-feira quem for à sede da Prefeitura de Nova Iguaçu terá a oportunidade de ver a exposição preparada pela Secretaria de Cultura que conta a história de personagens como Barão de Guandu, Comendador Soares, Barão de Tinguá e Marquês de Itanhaém, personalidades da cidade que terão suas minibiografias expostas ao público. Uma iniciativa importantíssima para que os contribuintes possam conhecer um pouco mais de nomes do passado com vínculos na cidade.

Ex-vereador vira diretor
Zedequias Antônio de Macedo, conhecido popularmente como Dekias, foi vereador em Nova Iguaçu, empossado por Mauricio Morais, então presidente da Câmara a época, em maio de 2014. Na ocasião Dekias era suplente e obteve 2.936 votos nas eleições de 2012 e ficou no lugar do ex-vereador Rael Amigo do Coração. Só que a permanência de Dekias no cargo durou pouco tempo. Rael voltou à função através de uma decisão judicial. Desta vez, Dekias volta para a Câmara por meio de uma nomeação feita pelo atual presidente da Casa, Dr. Márcio Guerreiro, que indicou Dekias para o cargo de diretor-administrativo.

Por falar em Guerreiro
Entre as grandes iniciativas de Dudu Reina no Poder Legislativo, foi à criação do Centro de Cultura, Pesquisas, Memória e Documentação Histórica Mario Marques. Dudu foi eleito prefeito e deixando a sua marca de quem reverencia a memória iguaçuana. Torço muito para que o atual presidente Dr. Márcio Guerreiro não extingua o órgão. Há muitas pessoas competentes para darem continuidade e até expandir os trabalhos do Centro que é fundamental para a própria memória e história do Poder Legislativo.

De olho no futuro
A presidência da Câmara fortalece Márcio Guerreiro (PP) para 2026. O cargo de vice-prefeita fortalece a Dra. Roberta Teixeira (PL) para 2026. Há outros nomes que estarão fortalecidos para a corrida eleitoral, como é o caso do vereador Vaguinho Neguinho (PRD). Quem sai fortalecido neste cenário formado é o deputado federal Dr. Luizinho. Agora é preciso aguardar para ver se o ex-prefeito Rogerio Lisboa (PP) vai se aventurar a um cargo eletivo. Uma candidatura dele altera o cenário, mas Lisboa não se manifesta e a única plantação que ele está cuidando para colher, é na horta do seu sítio.

Coalizão
Dudu Reina, que assumiu a Prefeitura em janeiro de 2025, terá pela frente a função de ser um “malabarista dos acordos”. Além de cumprir com os grupos que o ajudaram chegar ao cargo de prefeito, inevitavelmente será procurado por aqueles que desejam uma aproximação para 2026. E se a Câmara se unir no entorno de duas ou mais candidaturas, aumentará a pressão. Isto é natural no processo. A questão é como lhe dar na engenharia de candidaturas eleitorais que terá pela frente. Uma coisa os grupos que apoiaram o Dudu não podem negar: ele priorizou olhar para os aliados e o espaço dele no governo ele ainda não definiu, exceto com algumas nomeações imprescindíveis.

Boa sorte!
Todos sabem que tenho uma proximidade com Dudu Reina e, mais ainda, a expectativa de que o seu governo seja marcado por uma gestão com a mesma aprovação que ele teve nas urnas. Portanto, desejo boa sorte!