Por Almeida dos Santos
Nova Iguaçu completou 192 anos no dia 15 de janeiro, data que também marcou os 15 dias da instalação do governo Dudu Reina. E é sobre esses dias que chamo a atenção para o que a Secretaria de Cultura desenvolveu junto com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig). A equipe cultural preparou eventos que marcaram as festividades da cidade, inovando com uma instalação da memória iguaçuana em pleno prédio da Prefeitura. Houve, também, a exibição do documentário produzido pela Arcádia Iguaçuana dos Amigos das Artes e da Cultura, intitulado “Nova Iguaçu – Uma cidade em dois lugares”, reforçando a programação. A entrega do Mérito Cultural é outro acontecimento marcante. Mas não acabou. Outras atividades culturais como shows estão na grade de celebração dos 192 anos, reforçando o que Dudu Reina já sinalizava: “A memória e a cultura terão espaço. Podem apostar!”.
Minibiografias
Quem entra na Câmara Municipal de Nova Iguaçu se depara com três banners com as minibiografias do Barão do Guandu, do Comendador Soares e o de Carmelita Brasil, primeira mulher eleita vereadora no Município e com mandato exercido entre 1947 a 1950. Esse material foi produzido pelo Centro de Cultura, Pesquisas, Memória e Documentação Histórica Mario Marques, setor do Poder Legislativo que deixou preparado um livro atualizado e ampliado, baseado na edição de 2000, quando Mario Marques presidia a Câmara Municipal.
É a política que resolve
A administração pode estar alinhada, mas se a política não estiver, a administração é afetada. Por qual motivo escrevo isto? Ano que vem é ano eleitoral e os grupos políticos tendem a fazer movimentações para ganharem força, o que significa buscar mais espaço para 2026. É o grupo do prefeito que terá que ser o conciliador na disputa interna que inevitavelmente acontece sempre que começa uma eleição. Por essa razão digo que as ações políticas que partem da administração que devem estar, imprescindivelmente, sob o controle do prefeito. Que os assessores não confundam isso! Governar é, sobretudo, equalizar para que não produzam tantos ruídos nas disputas internas.
Correlação de forças
Acompanho a política iguaçuano, bem perto, por quase três décadas. Sei que a Câmara Municipal nesta legislatura estará mais distribuída quando 2026 chegar. Isso também deve ser observado, pois a Câmara, com mais vereadores, verá ecoar mais alta a correlação de forças dos grupos políticos.
Aniversário
Celso Barroso Valentim, figura muito lembrada na política apesar de estar distante dela, completou 89 anos recentemente. Um forte abraço, Celso!
Encontrão
Dudu Reina organizou um “encontrão” entre todos os secretários, esta semana, para discutir detalhes importantes para a gestão. É uma iniciativa inovadora e válida. Mas é justamente sobre isso que tanto falei no passado, que é sobre a importância de uma Secretaria de Integração Governamental capaz de ajudar nesta atividade interna. O governo é um corpo dividido em muitas partes, mas que devem estar integrados e ligados diretamente à cabeça governamental, que é o Gabinete do Prefeito. A integração governamental é uma espécie de promotora da “transfusão” dessas ideias.
Elton Cristo toma posse
O presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dr. Marcio Guerreiro, deu posse, na manhã da última terça-feira (14), ao vereador Elton Cristo (PP). Por motivos pessoais, ele não pôde participar da cerimônia do dia 1º de janeiro. Elton, eleito com 7.770 votos, já iniciou diálogo com o presidente para saber em qual Comissão Permanente terá participação.