A Unig (Universidade Iguaçu) está entre as poucas instituições de ensino superior do país que oferecem gratuitamente certificados parciais para alunos que tenham concluído 300 horas ou mais em cursos de graduação. A iniciativa visa a potencializar a inserção no mercado de trabalho e facilitar a atuação profissional em novas áreas antes mesmo da conclusão do curso. O benefício é possível graças a uma grade curricular pensada para que os estudantes possam, gradativamente, concluir, ciclos de habilidades específicas ao longo da graduação.
Com os certificados, que só estão disponíveis para quem optou pela educação a distância, estudantes podem comprovar qualificação para entrar no mercado de trabalho ou concorrer a vagas com mais prestígio e remuneração mais alta em suas áreas de formação. Em diversas autarquias da rede pública, a conclusão de cursos complementares é critério para ajustes de função e reajustes salariais, muito comuns, por exemplo, na carreira de professores. O município precisa ter legislação própria que contemple o aproveitamento dos certificados.
ESTUDANTE FOI TRABALHAR NA DIRETORIA COM PROMOÇÃO SALARIAL
Só para se ter uma ideia das possibilidades, um estudante de Contabilidade poderá atuar como analista contábil ao obter o certificado parcial, sem precisar aguardar o término da graduação. Já um aluno de Tecnologia da Informação está apto a se candidatar para vagas de análise de projetos de sistemas de informação e internet, funções estratégicas e com alta demanda no mercado atual. Um aluno de licenciatura em matemática, outro segmento muito disputado no mercado, poderia antecipar seu ingresso no mercado de trabalho com certificação parcial em matemática aplicada e computacional. Em pedagogia, uma das áreas mais beneficiadas, o aluno pode, bem antes do fim do curso, estar pronto para atuar em planejamento e práticas pedagógicas.
"Nosso compromisso é oferecer soluções concretas para que os alunos possam ingressar ou avançar no mercado de trabalho mais rapidamente. Sabemos que a capacitação profissional é decisiva para a empregabilidade e para a conquista de melhores salários. Portanto, os cursos de EAD da universidade já foram idealizados de tal forma que o aluno consegue, à medida que avança na formação, adquirir habilidades próprias que já são muito valorizadas no segmento em que pretende atuar", destaca Claudia Ruas, coordenadora do Núcleo de EAD da Unig.
Um dos que se beneficiou do modelo instituído pela Unig foi Jonathan Nascimento de Santos, que se formou na primeira turma de gestão pública da universidade. Quando iniciou a formação, ele era assistente administrativo do departamento de RH do Hospital Lourenço Jorge. “Assim que eu sinalizei que estava fazendo curso de gestão pública, que seria graduado na área, me ofereceram a possibilidade de trabalhar na direção do faturamento. Tudo isso, graças à certificação parcial”, conta o ex-aluno, que hoje trabalha na Diretoria de Compras do hospital e teve reajuste no salário. “Recomendo que todos aproveitem os recursos oferecidos pelos cursos de EAD, que trazem novas perspectivas de carreira”.
O programa abrange 42 cursos EAD da Unig – e também inclui graduações da Uniabeu – em áreas como Administração, Pedagogia, Contabilidade, Tecnologia da Informação, Educação Física, Serviço Social, Gestão Pública e Engenharia, entre outras. Essa oferta amplia significativamente as chances de alunos conquistarem espaço em empresas privadas, órgãos públicos e até mesmo em setores especializados que exigem comprovação formal de habilidades intermediárias.
OPORTUNIDADE NO MERCADO DE TRABALHO
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego no Brasil entre jovens de 18 a 24 anos é superior à média geral. No primeiro trimestre deste ano, a desocupação desse grupo ficou em 16,8%. Além disso, o relatório Tendências do Trabalho, da consultoria McKinsey, aponta que a maior parte das empresas valorizam contratações baseadas em competências comprovadas, mesmo que o candidato ainda esteja concluindo sua graduação.
SOBRE AS UNIVERSIDADES
A Unig, com mais de 50 anos de atuação, é referência em ensino superior na Baixada Fluminense e região. Oferece cursos presenciais e EAD (ensino a distância) e tem forte compromisso com a inclusão e a formação de excelência. Já a Uniabeu, com mais de quatro décadas de tradição, é reconhecida pelo investimento contínuo em inovação e na valorização profissional de seus alunos, formando gerações de profissionais qualificados e prontos para o mercado.
Essa iniciativa reforça a missão das duas universidades de valorizar o aprendizado contínuo e de preparar os estudantes para as demandas do mercado atual, oferecendo não apenas formação acadêmica, mas também ferramentas concretas para o desenvolvimento profissional.