TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

25 de mar. de 2025

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Parabéns ao CL
Neste dia 22 de março, o jornal Correio da Lavoura (CL) completa 108 anos de circulação ininterrupta. Idealizado por Silvino de Azeredo, fundado em 22 de março de 1917, este valente hebdomadário se constitui como um dos maiores acervos da história jornalística da Baixada. Caminho para 30 anos como colaborador do CL. Lembro-me, como se fosse hoje, o renomado professor e compositor Sergio Fonseca me apresentando ao saudoso amigo e mestre, o editor-chefe do jornal, Robinson Belém de Azeredo, indicando a minha participação no jornal. Robinson me abraçou como se fosse da família passando um pouco da sua experiência reverenciada no jornalismo. Um salve ao Correio da Lavoura! Vida longa ao CL e parabéns ao Vinícius Menezes Azeredo por continuar a tocar o barco!

Diploma Carmelita Brasil
Tive a honra de participar da criação do Diploma Carmelita Brasil. Foi através de uma pesquisa realizada por mim e pela saudosa jornalista Cláudia Maria que deu origem a esta comenda criada pelo ex-presidente da CMNI e atual prefeito, Dudu Reina. A Câmara, sob a presidência do vereador Marcio Guerreiro, poderia pensar em fazer um documentário sobre a vida desta importante personagem. Seria um fato histórico para a gestão do Guerreiro. Este material daria um reforço na imagem institucional do Poder Legislativo Municipal. E aí, sim, Marcio daria uma grande colaboração para a memória de Carmelita e para própria imagem da Câmara.

Por falar em Marcio Guerreiro...
O presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu tem a responsabilidade de usar sua gestão para fortalecer a imagem do Poder Legislativo. Produzir um documentário sobre a trajetória de Carmelita ou quem sabe um vídeo institucional da história da Câmara Municipal, remetendo-se ao dia 29 de julho de 1833, ocasião que ela foi instalada na Villa de Iguassú, seria um reforço e tanto para a imagem da Casa Legislativa. Um custo pequeno para um retorno enorme. Marcar a sua gestão e passagem pela presidência com ações assim, seria instituir uma agenda positiva do Poder Legislativo.

Justa homenagem
Na entrega do Diploma Carmelita Brasil, o vereador Claudinho da Kombi homenageou a Erika Ammon (ex-primeira dama do Município). Uma justa homenagem. Claudinho da Kombi é muito próximo ao casal Erika e Rogerio Lisboa. Outra coisa: pouca gente sabe que no governo de Dudu Reina ela está envolvida em importantes projetos na Secretaria da Educação.

Mais que uma história, um símbolo
Apesar de não ter sido convidado formalmente para participar da solenidade de entrega do Diploma Carmelita Brasil, a cada edição do evento, sinto um orgulho enorme de ver essa personagem ser lembrada por causa do seu exemplo, empoderamento e pioneirismo. Que a Câmara Municipal de Nova Iguaçu continue a valorizar este patrimônio. Sabemos que, na história do Poder Legislativo Municipal, a participação feminina está muito aquém do que a cidade merece. Usar a história de Carmelita para promover a participação da mulher na política é algo que transcende o ato de só reverenciar. Carmelita Brasil é mais que uma história quando a sua trajetória consegue se tornar um símbolo.