Atividade pedagógica faz parte do calendário letivo da Secretaria de Estado de Educação
![]() |
(Fotos: Bruno Da Matta) |
Na última segunda-feira (7), foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Para prevenir essa prática e trazer o tema à reflexão, centenas de unidades escolares da rede estadual estão promovendo neste mês ações que visam conscientizar os estudantes. A atividade pedagógica faz parte do calendário letivo da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) e tem o objetivo de promover uma cultura de paz nas 1.233 escolas do Estado.
O Colégio Estadual Infante Dom Henrique, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, foi um dos que desenvolveram atividades sobre o tema. A unidade realizou debates e trabalhou com a confecção de murais.
"Esta pauta é importante de ser abordada, porque é algo que acontece em vários lugares e escolas. Infelizmente, o bullying está por toda parte no mundo. Essas ações que estão sendo desenvolvidas no colégio nos mostram o que não devemos fazer", disse Luís Henrique, de 16 anos, aluno da 2ª série do Ensino Médio.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, salienta a importância da realização dessas atividades, que fazem parte do calendário da Seeduc.
"É de suma importância que tenhamos uma cultura de paz em nossas unidades. Essas ações demonstram que toda a comunidade escolar está engajada em trabalhar para termos um ambiente escolar seguro", afirmou a secretária.
Já no Colégio Estadual Ney Cidade, em Itaguaí, na Baixada Fluminense, os estudantes participaram de uma roda de discussão temática. Além disso, eles assistiram a uma palestra de psicólogas, em que puderam entender melhor sobre crises de ansiedade e aprenderam a como lidar com essas situações.
Nesta quinta-feira (10), está marcada uma palestra com psicólogas e assistentes sociais no Colégio Estadual 2° Tenente BM Sérgio Rodrigues da Silva, em Cordeiro, no Centro-Sul Fluminense, para abordar o tema.
INICIATIVAS DA SEEDUC PARA COMBATER A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
A ferramenta Registro de Violência Escolar (RVE) é uma medida para ampliar a prevenção à violência no ambiente escolar. O serviço, disponibilizado na plataforma Conexão Educação, possibilita que as unidades escolares registrem, de maneira fácil e rápida, as situações de conflito ou eventos de risco na rotina escolar. O RVE faz parte do Plano de Ações Integradas de Segurança e Cultura de Paz nas Escolas (SegPaz), elaborado pela pasta, dentro das propostas apresentadas pelo Comitê Intersetorial de Segurança Escolar, criado pelo governador Cláudio Castro.
"A Secretaria de Educação possui um núcleo de inteligência que permite às escolas registrar ocorrência para qualquer tipo de violência, seja bullying, racismo, furto, agressão entre outras. As polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro e o Conselho Tutelar fazem uma leitura e podem intervir preventivamente em casos de risco para a comunidade escolar, a fim de garantir a segurança e a cultura de paz", destacou Roberta Barreto.
Além disso, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio), a Seeduc está promovendo um estudo socioemocional. A iniciativa tem como objetivo mapear e diagnosticar as principais necessidades psicológicas da comunidade escolar. O levantamento é realizado em 750 unidades escolares, por meio de uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Psicólogos, assistentes sociais e pesquisadores em educação, através do projeto Edubem, atuam divididos em 630 pesquisadores e 59 coordenadores de campo, percorrendo os 92 municípios fluminenses.