A Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou, durante a sessão ordinária da última quarta-feira (9), o projeto de lei nº 281/2025, de autoria do vereador Manoel Barreto, que autoriza o Poder Executivo a permitir a participação de guardas municipais do Município, através da Secretaria de Ordem Pública, no programa "Segurança Presente", por meio de serviço extra remunerado. O programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro atua na segurança pública e no atendimento social, combinando a atuação da Polícia Militar com a de agentes civis e assistentes sociais. O projeto foi aprovado na 2ª votação e segue agora para a sanção do prefeito Dudu Reina.
Na 1ª votação, foi discutido e aprovado o projeto do vereador Marcio Fonseca, de nº 765/2025, que assegura às pessoas afetadas com lúpus, uma doença autoimune, crônica e inflamatória que pode afetar vários órgãos e tecidos do corpo, prioridade de atendimento nas empresas públicas e privadas de Nova Iguaçu. O vereador explicou que o atendimento prioritário significa a não obrigatoriedade das pessoas aguardarem em filas para minimizar o sofrimento desses pacientes.
Moradoras do bairro Caonze, que foram muito importantes para o desenvolvimento da região, foram homenageadas pelo vereador Claudio Haja Luz, com Moções de Parabéns e Aplausos. Dona Tereza, Therezinha, Manoelina e Maria Aparecida são quatro mulheres que guardam em sua história de vida muita dedicação para o crescimento do bairro.
Dr. Robertinho também prestou homenagens ao empresário Marcos Conceição e ao soldado do PM Diogo Pedrazzi.
O presidente Dr. Marcio Guerreiro parabenizou a servidora Vera Santana, redatora de ata, pelo aniversário de 18 anos como funcionária da Câmara.
O ex-presidente da Casa, Marcos Fernandes, o pai do vereador Thadeu, participou da sessão.