A Prefeitura de Belford Roxo iniciou na quarta-feira (2), através da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de vacinação contra a Influenza. A imunização está acontecendo, de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde do município. Esta primeira etapa é destinada aos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde, entre eles: trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, professores do ensino básico e superior e caminhoneiros. A meta da prefeitura é vacinar 178.280 pessoas.
300 PESSOAS VACINADAS NA POLICLÍNICA NEUZA BRIZOLA
Na Policlínica Neuza Brizola, Centro, o administrador da unidade, Avelino Ribeiro, destacou que foram aplicadas aproximadamente 300 doses da vacina influenza. “Preparamos um posto volante extra no térreo para separar da vacinação das crianças e para facilitar a locomoção das pessoas que tenham dificuldade, os cadeirantes”, relatou o administrador, ao lado da chefe de enfermagem Marcele Magalhães.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade, cartão do SUS, comprovante de residência e a caderneta de vacinação. Também conhecida como gripe, a Influenza é uma doença viral febril aguda, geralmente benigna. Os sintomas incluem febre, calafrios, tremores, mialgia, dor de cabeça, anorexia, coriza, tosse seca e dor de garganta. O vírus é transmitido facilmente por tosses e espirros de pessoas infectadas. A Influenza pode ser classificada por três tipos: A, B e C. Os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O tipo A é também associado às grandes pandemias. Já o Influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, sem impacto na saúde pública e sem relação com epidemias.
PRIMEIRA FASE PARA GRUPOS PRIORITÁRIOS
Na primeira fase, a vacinação é destinada aos seguintes grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, idosos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da Saúde, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e trabalhadores dos Correios.
UNIDADES DE SAÚDE DISPONÍVEIS
A vacina está disponível nos seguintes locais:
- USF Parque Esperança 1, 2 e 3;
- USF Santa Marta;
- Clínica da Mulher;
- USF Dona Isaura;
- USF Rodrigo Alves Jacob;
- USF Feliciano Araújo;
- USF Antenor Paes Leme Pires;
- USF Nivaldo Cardoso de Moura;
- USF Octacílio Ribeiro da Silva;
- USF Vila São Luiz;
- USF Bom Pastor I e II;
- USF Vila Pauline 1;
- SF Luiz Carlos de Almeida (Buda);
- USF Professora Jacira Pinto Leal;
- Policlínica de Nova Aurora;
- USF Alfredo Ferreira Filho;
- USF Antônio Francisco Ribeiro;
- Policlínica Regional Parque São José;
- USF Américo Vespúcio Vasconcellos Rosa;
- Policlínica Regional de Heliópolis;
- Policlínica Maria Lúcia Barbosa de Carvalho (Palmerinha);
- USF Sá Rego;
- Policlínica Parque Amorim;
- Policlínica Mariza Ribeiro da Silva;
- USF Armindo Feliciano da Silva (Zé Macaco);
- USF Bela Vista;
- Policlínica Eulália Barbosa de Andrade (Lalinha);
- USF Bom Pastor 3, USF Vilar Novo;
- USF Maria Augusta Oliveira Brasil;
- USF Adão de Mello Marques;
- USF Xavante 3 e 4;
- USF Xavantes I e II;
- USF Ererê I, II, III;
- USF Parque Amorim I;
- USF Hudson de Abreu Oliveira;
- USF Joaquim Medeiros de Lima (Santa Tereza);
- Policlínica Isabelly dos Santos Ventura;
- USF Jeferson da Silva Rezende; e
- Policlínica Neuza Goulart Brizola.