SECRETARIA DE SAÚDE DE BELFORD ROXO CONTA COM POLO EM ATENÇÃO ÀS PESSOAS OSTOMIZADAS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

5 de abr. de 2025

SECRETARIA DE SAÚDE DE BELFORD ROXO CONTA COM POLO EM ATENÇÃO ÀS PESSOAS OSTOMIZADAS

(Fotos: Jeovani Campos)

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo conta com uma unidade de saúde especializada em atendimento pós-cirúrgico de Ostomia Intestinal. A Policlínica Maria Lúcia Barboza de Carvalho, no bairro Andrade de Araújo, popularmente conhecida como "Palmeirinha", está de portas abertas com o Polo em Atenção às Pessoas Ostomizadas para atender e realizar o acompanhamento médico dos pacientes ostomizados do município. A unidade conta com grande quantidade de bolsas coletoras de colostomia disponíveis para os pacientes realizarem os procedimentos de colocação e troca das bolsas.

INSUMOS NECESSÁRIOS

O secretário municipal de Saúde, Eduardo Feital, reforça o pedido para que a população ostomizada procure a Policlínica e receba um atendimento médico de qualidade, disponibilizando as bolsas de colostomia e todos os insumos necessários aos pacientes. “Belford Roxo é referência nesse tratamento. Nós estamos aqui para atender o paciente que precisar colocar a bolsa ou trocar, tudo com muito carinho e eficiência da equipe da unidade”, destacou o secretário.


O paciente Ademir Gomes da Silva, de 56 anos, morador do bairro Vila Heliópolis, passou pelo tratamento de colocação da bolsa e elogiou a atenção que vem recebendo na unidade. “ A Policlínica está de parabéns e o município também em disponibilizar de forma gratuita a bolsa e oferecer um atendimento de tamanha qualidade”, disse o aposentado, ao lado do coordenador do Polo de Atenção das Pessoas Ostomizadas, o médico Renan Bruno.

COORDENADOR REFORÇA O PEDIDO AOS PACIENTES

“O paciente que passou por uma colostomia, ileostomia ou urostomia pode nos procurar que estarei cuidando dos pacientes do pós-operatório, seja na colocação ou na troca da bolsa e insumos, e principalmente reforçando para o paciente que isso é uma mudança de vida radical, mas isso não muda sua vida, que ele pode viver de forma normal”, destacou o médico Renan Bruno, ao lado da diretora da unidade, Priscila Firmino e do subsecretário municipal de Saúde, Wilson Esperança.


A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os pacientes que necessitarem da colocação e da troca das bolsas e atendimento médico devem se dirigir à policlínica com os seguintes documentos: laudo médico, carteira de identidade, comprovante de residência e Cartão do SUS.

OUTRAS ESPECIALIDADES

A Policlínica conta ainda conta com outras especialidades como: Angiologia, Nutrição, Pediatria, Psiquiatria, além de psicopedagogos, fonoaudióloga e assistente social.

A Policlínica Maria Lúcia Barboza de Carvalho fica na Av. Nunes Sampaio, s/nº, no bairro Andrade Araújo (Palmeirinha).