SEUS RINS ESTÃO OK? - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

2 de abr. de 2025

SEUS RINS ESTÃO OK?

Médica da Unimed Nova Iguaçu alerta sobre cuidados

A Dra. Ana Paula Magalhães fala da importância de dosar a creatinina regularmente

A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) lançou esse ano mais uma importante campanha no Dia Mundial do Rim, realizado no dia 13 de março. De acordo com dados da entidade, a Doença Renal Crônica (DRC) é um problema de saúde pública que atinge mais de 20 milhões de brasileiros, afetando em cerca de 10% da população. No entanto, a maioria dos pacientes desconhece que possui a doença, pois a RDC pode evoluir de forma silenciosa, sem sintomas perceptíveis, nas fases iniciais.

Segundo a nefrologista e cooperada da Unimed Nova Iguaçu, Dra. Ana Paula Magalhães, a realização do exame de creatinina é essencial para diagnosticar a doença. Um especialista alerta que hipertensão (pressão alta), diabetes (alta taxa de açúcar no sangue), obesidade, doenças cardiovasculares e histórico familiar são os principais fatores de risco para as doenças renais crônicas. "Nesses casos, é preciso ter atenção redobrada e fazer uma consulta regular ao médico especialista para testar a creatinina. E, caso apresente urina espumosa, perna ou rosto inchados pela manhã com frequência, procure também o seu médico", acrescenta a médica.

DICA DE OURO

Diga a dica da cooperativa e beba bastante água diariamente. Como calcular a quantidade de água que preciso ingerir por dia? É muito simples: peso em quilos x 35 ml de água

Exemplo: 70 quilos x 35 = 2.450 (dois litros, quatrocentos e cinquenta mililitros de água por dia).