TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

1 de abr. de 2025

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Prêmio Destaque Fenig
A quarta edição do Prêmio Fenig, destinado a reconhecer os trabalhos de pessoas e grupos em várias áreas como Cultura e Esportes, por exemplo, fez esgotar o Teatro Sylvio Monteiro, do Complexo Cultural Mario Marques (Casa da Cultura). Com a presença do prefeito Dudu Reina e parte considerável dos secretários do município, a noite de premiação reforça que esta é uma das maiores ações a Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu (Fenig), comandada pelo presidente Miguel Ribeiro. Vale lembrar que este ano, em novembro, a Fenig completa o seu Jubileu de Outro. Tive a honra de fazer a entrega dos diplomas aos vencedores da categoria Literatura, o que foi uma honra poder participar de um vento desta grandeza.

Ações planejadas


Entre os 10 vereadores que foram reeleitos, Dr. Robertinho (PDT) praticamente dobrou a sua votação em relação a que obteve em 2020. O segredo, talvez, não foi apenas estar nas ruas e falas na tribuna que é o parlatório. Dr. Robertinho usou o mandato promovendo muitas audiências públicas e reuniões e dialogou com setores externos. Pelo que parece ele vai adotar a mesma estratégia já que virou uma marca do seu mandato.

Ações planejadas II
Assim que começar o segundo trimestre legislativo, Dr. Robertinho realizará uma reunião do seu mandato para discutir ações culturais. Ele sabe, por exemplo, que Nova Iguaçu precisa de uma legislação voltada para tratar dos patrimônios materiais e imateriais. No seu mandato anterior, Dr. Robertinho até que tentou avançar nessa área, mas agora parece que vai concentrar as suas atenções novamente. Será uma reunião do seu mandato que poderá ser levada para a Comissão de Cultura.

Por falar em patrimônios
O prefeito Dudu Reina (PP) é muito simpático às questões culturais, em especial no campo da memória. Caso o Dr. Robertinho faça realmente esse trabalho voltado para tratar do tombamento de bens imateriais e materiais, acredito que o governo Dudu Reina e o mandato do vereador Dr. Robertinho sairão bem. Essa é uma demanda antiga que precisa ser tratada.

Primeiros passos
Nesses primeiros passos que o Dr. Robertinho está dando para uma política para tratar de bens patrimônios materiais e imateriais, mas adiante deverá ele deverá dialogar com entidades e instituições no planejamento e na construção de uma minuta que poderá virar lei. Será, indiscutivelmente, um passo importante para marcar a sua passagem no Legislativo e contribuir com o governo Dudu na implementação dessas políticas públicas.

Por falar em patrimônios...
Sejam eles patrimônios materiais ou imateriais, Nova Iguaçu é uma cidade tem uma história riquíssima. Essa ideia do mandato do vereador Dr. Robertinho em usar o seu mandato para discutir avanços neste setor, caso abraçada pelo Poder Executivo, uma demanda reprimida enorme estará para ser tratada.