![]() |
O vereador Dr. Robertinho |
Na sessão ordinária do dia 19 março, o vereador Dr. Robertinho (PDT) protocolou na Câmara e defendeu da tribuna, a indicação legislativa nº 432, para que o prefeito Dudu Reina determine estudos, avaliando a possibilidade de sinalização com moto-faixas na área que corresponde ao Município, principalmente no trecho central, no entorno comercial, na Rodovia RJ-081 – atual Carlinhos da Tinguá – também conhecida como Via Light.
Segundo o parlamentar, com o aumento assustador nos índices de acidentes envolvendo moto-taxistas, motos-fretes e afins, cresceu o atendimento de urgência e emergência no Hospital Geral de Nova Iguaçu-HGNI (Hospital da Posse) e outros, logo as moto-faixas são necessárias na Via Light, trecho de grande fluxo, para melhorar a mobilidade e a segurança dos condutores. “Há risco certo! O condutor com moto, surgindo no ponto cego, é acidente na certa. Pensar a mobilidade nessa ótica reduzirá o risco de acidentes”, finalizou o médico e vereador.
Dados lembram que em 2024, no HGNI, dos 3.329 atendimentos a motociclistas, 864 resultaram em internações, o que representou 134,7%, em comparação com as 368 hospitalizações de 2023, fato que vem onerando a saúde, levando a precarização do trabalho em todos os sentidos, impactando a mobilidade, previdências e, principalmente, desafiando o melhor atendimento dos profissionais do hospital, entre outros.